Skip to main content
Compartilhe

A dureza da água é uma propriedade que está relacionada com os teores de minerais como, principalmente, o cálcio e magnésio e em menor grau por outros compostos como ferro, zinco e alumínio. De acordo com as quantidades desses minerais presentes na água, a água pode ser caracterizada como muito mole, mole, dura ou muito dura, de forma resumida podemos dizer que quanto menor o teor desses minerais na água, mais mole será essa água e quanto maior a quantidade dos minerais, mais dura será a água.

Água duras tem a característica de provocar a precipitação de sabões, não formar espumas e também de formar depósitos de incrustações em tubulações. Por exemplo, as caldeiras industriais são altamente sensíveis ao cálcio e ao magnésio, pois esses elementos costumam se fixar nas extremidades das caldeiras, formando incrustações e podendo causar danos irreparáveis, como a diminuição na geração do vapor, aumento da temperatura da película do metal e até a possibilidade de rompimento de tubos e explosões. Também outros equipamentos como autoclaves, membranas de osmose reversa, torres de resfriamento, etc, não devem ser alimentados com águas duras.

Para tratar esse problema e diminuir a dureza da água são usados equipamentos ou processos de abrandamento de água. O equipamento responsável pelo abrandamento da água é chamado abrandador. Os abrandadores mais comuns são tanques (ou vasos) em que internamente são acondicionadas resinas de troca iônica do tipo catiônica (resina abrandadora) em que a água passa através dessas resinas como se fosse um filtro, e a resina tem a propriedade de reter esses minerais, sendo que a água que já passou pelas resinas segue abrandada, ou seja, isenta de dureza ou com dureza muito baixa. Após um certo período de uso as resinas ficam saturadas e precisam de um processo de recondicionamento denominado “regeneração”, que consiste em um tratamento químico que é dado às resinas de modo que elas retomem suas condições operacionais. Por isso, é imprescindível que a empresa responsável pelo projeto dos abrandadores leve em conta o tempo de saturação das resinas, o tipo de resina a ser utilizada e que o equipamento já tenha um sistema de regeneração integrado.

Existe ainda outro método de abrandamento por precipitação química em que são dosados produtos alcalinizantes como Cal (CaO) e/ou barrilha (Carbonato de sódio) à água e que são capazes de promover a precipitação dos minerais responsáveis pela dureza e esse precipitado que é insolúvel é retirado em processo posterior como filtração ou decantação. Para esse método de remoção de dureza são usados preparadores de solução, dosadoras, misturadores, entre outros equipamentos.

Caso necessite comprar um abrandador de água, a ATM Control conta com equipe de profissionais capazes de definir o método de abrandamento, equipamentos e acessórios mais adequados de acordo com as necessidades dos clientes e do processo de aplicação.

A ATM Control atua como uma empresa de abrandador de água para diversas aplicações como: uso em pré-tratamento de membranas, abrandadores para caldeiras, abrandadores para lavanderias, hospitais, entre outros. Não perca a oportunidade e solicite um orçamento junto a ATM Control.